A Aldeia Reconstruída
Bem-vindo ao “outro algarve”
A Aldeia da Pedralva, uma aldeia rural do concelho de Vila do Bispo, que já foi habitada por mais de 100 pessoas, iniciou, nos últimos 25 anos, um doloroso processo de desertificação.
Perante este cenário, e decididos a dar novamente vida e dignidade a esta aldeia, avançámos para a primeira fase deste complexo processo de recuperação urbanística. Durante dois anos, entre 2006 e 2008, procurámos, em Portugal e na Europa, os mais de 200 proprietários/herdeiros para negociar e comprar um conjunto de 30 casas.
Ultrapassada esta fase, iniciámos o processo de recuperação urbanístico, tentando reproduzir de forma fiel a ambiência rural, conseguida através da utilização de mobiliário restaurado em todas as casas, bem como na utilização de materiais de construção fiéis às antigas construções.
Também no processo de recuperação urbanístico existiu a visão da Câmara Municipal de Vila do Bispo em recuperar o seu património e história, decidindo que esta era a oportunidade de recuperar, e por consequência, ganhar mais uma aldeia para o seu concelho. E por isso investiu nas infraestruturas necessárias, donde se destacam, a colocação de toda a cablagem elétrica por via subterrânea, nova iluminação, novas canalizações e novas pavimentações das ruas, mantendo a traça e o espírito das antigas aldeias.
A Aldeia da Pedralva, que pretende ser um Turismo de Aldeia Ativo, oferece ainda um centro de atividades com 32 bicicletas e mais de 300 km de trilhos de Mountain Bike, escola de surf, material de caminhada, cursos de mergulho entre muitas outras atividades de natureza.
Nova vida na aldeia
Para esse objetivo contribuiu o Turismo da Aldeia da Pedralva, com 26 Casas de Campo em atividade turística, um restaurante típico “Sitio da Pedralva” com o seu Café Central, várias áreas comuns como a piscina, zona do forno da aldeia ou a estação de lavagem de bicicletas.
Campo, mar e natureza
Aceitamos animais de estimação com um custo adicional de a partir 15€ entre setembro e junho e 20€ em julho e agosto. Nas zonas comuns (restaurante, piscina e lounge) não é permitida a entrada de animais. Por favor contacte-nos para mais informações.